Instalando Ambiente Gráfico Ubuntu Server

Publicado: 07/03/2012 em Linux, S.O.
Tags:, , , ,

O Ubuntu server é uma versão do Ubuntu destinada a servidores, sem ambiente gráfico pre-instalado.O Ubuntu Server é recomendado para utilizadores com alguns conhecimentos de Linux. Os utilizadores menos experimentes deverão optar pelo Ubuntu normal, pelo Kubuntu ou pelo Xubuntu.

O Ubuntu server pode ainda ser usado como base para um computador desktop, basta que após a sua instalação, seja instalado o software necessário, instalando um dos seguintes pacotes:

  • xubuntu-desktop – Instala o ambiente gráfico xfce, um dos que consome menos recursos. Recomendado para máquinas menos potentes.
  • kubuntu-desktop – Instala o ambiente gráfico Kde um dos ambientes gráficos mais sofisticados
  • ubuntu-desktop -Instala o ambiente gráfico Gnome, ambiente padrão do Linux.

Para instalar um dos pacotes anteriormente referidos, usar o comando:

$ sudo apt-get install

Por exemplo:

$ sudo apt-get install xubuntu-desktop

 

Requisitos técnicos para o Ubuntu Server

Para instalar o Ubuntu server é necessário um computador com:

  • 64 Mb de RAM
  • 500 Mb de espaço livre no disco rígido

Fonte: Ubuntupedia

comentários
  1. Estava procurando esse tipo de resposta faz tempo! Obrigado!!!
    Todo mundo fala do ubuntu-desktop, mas queria mesmo essa versão leve.
    É o unico fórum que ensinou a “xubuntu-desktop”! Parabéns!!!!

  2. Edivar Neres disse:

    Sou iniciante em linux e estou instalando o Zabbix no Ubuntu-Server. Percebi que para min era muito difícil sem o modo gráfico. Tua informação sobre qual usar( a mais leve: xubuntu) me ajudou bastante.
    Obrigado!

    • fabioanjosit disse:

      Olá Edivar,
      Tudo tem um começo, e espero que você se acostume com os comandos no Linux, pois o modo gráfico ajuda muito, mas infelizmente ainda temos que usar muito o modo de comando. Eu que agradeço por deixar seu comentário. Siga em frente com Linux também.

  3. Diego Vaz disse:

    Muito bom mesmo esse post Fabio! Muitas pessoas tem dificuldade em fazer certas operações como esta! (Como eu rsrsrs), Gostei do seu Blog ! parabéns ! sucessos ai mano, fui !

    Diego Lima, SP

  4. fabio alves disse:

    eu comprei um painel servidor mais nao sei como instalar tenho todos os comandos
    mais to meio perdido aqui.
    sera que pode me ajudar?

    • fabioanjosit disse:

      Olá Fabio Alves, por favor, qual distribuição/versão Linux você está usando nesse servidor? E o que você precisa instalar nesse servidor? O ambiente gráfico só é recomendado caso tenha que usar algum aplicativo específico.

Deixe um comentário